Projeto Pedagogico Para Adaptação Educação Infantil (Creche)
Projeto Pedagogico Para Adaptação Educação Infantil (Creche)
PROJETO:
Adaptação com amor
JUSTIFICATIVA:
O período de adaptação é muito
importante, tanto para a criança como para os pais. Constitui uma oportunidade
de estabelecermos vínculos afetivos dentro de uma convivência, que é diferente
da familiar.
Mesmo para as crianças que já
frequentam a escola e que conhecem os colegas e os educadores, ficam
inseguros.
Durante este período é comum que
todos se sintam ansiosos para que tudo caminhe da melhor maneira
possível.
OBJETIVOS:
· Possibilitar à criança o reconhecimento da instituição
como um espaço aberto ao seu desenvolvimento integral, complementando e
ampliando seus conhecimentos já trazidos de casa.
· Estabelecer relação de confiança recíproca entre
professores, crianças e famílias.
· Receber as crianças com atenção, afeto e
cuidado.
· Acolher com atividades planejadas priorizando o lúdico
e os momentos de interação.
· Amenizar a ansiedade e a dor da separação da criança
com a mãe ou responsável.
· Estabelecer vínculo afetivo entre o professor e a
criança.
· Cuidar e educar com respeito e afeto nos primeiros
contatos da criança ao ingressar ou regressar à escola.
A FUNÇÃO DO
PROFESSOR E AUXILIAR EDUCACIONA NA ADAPTAÇÃO:
“Quanto
ao professor, este deve estar proporcionando um ambiente agradável e acolhedor
com atividades lúdicas e prazerosas as quais supram o processo de separação
vivido pela criança, e que estimule a sua individualidade e socialização, como
músicas e danças, jogos e brincadeiras, histórias dentre outras, dessa forma o
professor irá conquistar a confiança da criança e conseqüentemente facilitará o
processo de adaptação e socialização da mesma, principalmente em se tratando da
pré-escola.
O
professor nesse processo aparece como mediador principal no contexto da
adaptação à vida escolar. Assim como as crianças e os pais, nesse momento,
também passa pelo processo de adaptação, pois a cada ano que se inicia novas
experiências, novas crianças, novos pais serão conhecidos. As expectativas são
muitas: como serão as novas crianças? Serei bem aceita por elas? Será que elas
confiarão em mim? Ademais, a rotina de sala de aula e muitas vezes da própria
escola são modificadas diante das peculiaridades encontradas no processo de
adaptação
Enfim,
o professor é o principal mediador e tem que atender as expectativas dos pais,
ganhar a confiança das crianças e de seus familiares e ainda, conduzir esse
processo, além de trabalhar seus próprios sentimentos. Está sendo posto o tempo
todo à prova e é necessário sempre ampliar e capacitar os seus
conhecimentos”.
DESENVOLVIMENTO:
Atividades que proporcionam o
desenvolvimento das diversas formas de linguagem como cantar, dançar, imitar,
balbuciar, desenhar, pintar, dentre outras;
Atividades que auxiliam no
desenvolvimento psicomotor como engatinhar, arrastar, correr, rolar, pular,
rasgar, amassar, subir, descer, andar em linha reta, empurrar
Atividades que instiguem a imaginação
e a criatividade: faz-de-conta, reconto de histórias e brincadeiras
livres
SUGESTÃO DE
ATIVIDADES
Apresentação das dependências da
escola, bem como de seus colaboradores e suas respectivas funções; A
apresentação das dependências da escola deve acontecer de forma natural, através
dos momentos de alimentação no banho, no pátio, no contato com os funcionários e
demais alunos da Escola.
Roda de música;
• Dançar ao som de CD's;
• Imitação;
• Momento de leitura;
• Roda de conversa;
• Momento da higiene;
• Chamada "Quem veio à escola hoje";
• Como está o tempo?
• Que dia é hoje?
• Brincadeiras dirigidas.
• Dançar ao som de CD's;
• Imitação;
• Momento de leitura;
• Roda de conversa;
• Momento da higiene;
• Chamada "Quem veio à escola hoje";
• Como está o tempo?
• Que dia é hoje?
• Brincadeiras dirigidas.
• Bolinhas de
crepom;
• Dança das cadeiras;
• Pega-pega (correr, parar);
• Rasgar papel;
• Pular;
• Rolar;
• Espreguiçar.
Imaginação e criatividade
• Brincadeira livre;
• Brinquedos de encaixe;
• Dramatização;
• Leituras;
• Brincadeiras de casinha;
• Mímica;
• DVD.
• Dança das cadeiras;
• Pega-pega (correr, parar);
• Rasgar papel;
• Pular;
• Rolar;
• Espreguiçar.
Imaginação e criatividade
• Brincadeira livre;
• Brinquedos de encaixe;
• Dramatização;
• Leituras;
• Brincadeiras de casinha;
• Mímica;
• DVD.
AVALIAÇÃO:
Feita
com observação, participação, adaptação de cada aluno, individualmente e
coletivamente.
CULMINÂNCIA:
Confecção
cartão para as mães e construção de mural coletivo para apresentação no espaço
do
projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário