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Plano de ação pedagógica
Plano de ação pedagógica
1- Introdução
O acompanhamento da vida escolar do aluno e do professor é uma ação que deve
consolidar e ampliar conhecimentos, enriquecer experiências culturais e sociais das partes
envolvidas ajudando-os a vencer obstáculos no processo ensino-aprendizagem,
favorecendo o sucesso na escola e na vida.
Como toda ação pedagógica esse acompanhamento requer um cuidadoso planejamento,
a definição de metas, a escolha de alternativas e o envolvimento dos interessados.
No entanto é preciso que os professores identifiquem quais são as principais
dificuldades enfrentadas pelos alunos e a melhor forma de faze-lo é analisando as
produções escolares e conversando com o estudante para tentar entender por que deixou de
fazer uma atividade ou por que fez de um jeito e não de outro. O erro do aluno nos dá
muitas pistas sobre o que ele está pensando, como está compreendendo um conteúdo, que
habilidades lhe estão faltando.
2- Estrategias
1- Como podemos ajudar muito os alunos ?
. Discutindo com eles o objetivo de cada atividade;
. Orientando a organização da lição;
. Incentivando os alunos a repensar soluções inadequadas de problemas e cálculos;
. Retomando conceitos estudados e estimulando os alunos a verbalizar como os
entenderam;
. Auxiliando a localizar a informação, coletar dados, elaborar esquemas, mapas, etc.
. Estimulando e ensinando a usar o dicionário, o Atlas, a enciclopédia, etc.
. Orientando sobre o uso adequado de materiais:
. Desafiar os alunos a dizerem o que pensam;
. Fazer perguntas para que os alunos exponham seus conhecimentos;
. Valorizar os conhecimentos trazidos por eles;
. Favorecer a troca de idéias e experiências entre os participantes do grupo;
. Agir de modo a melhorar o auto-conceito dos alunos;
2- O que é preciso para fortalecer a autoconfiança do aluno ?
. Elogiar o desempenho em áreas em que o estudante é bem sucedido, valorizar o que
ele faz bem.. é importante que o aluno perceba que nas aulas ele faz parte de um
grupo que está num lugar onde irá aprender e terá a oportunidade de contribuir;
. Envolva-lo em atividades em que lhe seja mais fácil perceber os progressos.
Ajudando-o a desenvolver as atividades mais complexas até que possa fazer por si
mesmo;
. Fornecer informações sobre sua aprendizagem: o que não sabia e aprendeu e o que
precisa aprender ainda;
. Valorizar os acertos, por menores que eles sejam, elogiando os alunos no grupo e
para os seus familiares;
. Transformar o erro em uma oportunidade de aprendizagem, encarando-o como uma
tentativa de acerto;
. Buscar entender o raciocínio do aluno, assim se estabelece uma relação de
confiança entre quem ensina e quem aprende e aos poucos o aluno vai aprendendo a
aprender;
. Criar espaços para que o aluno reflita sobre o que aprendeu;
3- O que devemos levar em conta ?
A linguagem é essencial à vida das pessoas e as habilidades de leitura, expressão oral e
produção de textos escritos são condições fundamentais para o sucesso da escolarização.
É necessário respeitar as formas de expressão oral das crianças e jovens. A aceitação da
fala do aluno é o primeiro passo para ajuda-lo a aperfeiçoar sua expressão oral e a utilizar a
língua de forma cada vez mais competente, mas é preciso que ele perceba a necessidade de
adequar a linguagem a diferentes situações.
Na vida moderna temos que ser leitores competentes de muitos textos ( noticias, artigos,
manuais, bulas, embalagens, narrativas, poemas, contas de luz, propagandas, textos
didáticos, ...) entendendo para que servem e como utiliza-los.
A prática da leitura visa a formação de bons leitores, isto é, pessoas capazes de ler
diferentes textos com compreensão e utilizar a leitura como acesso ao conhecimento e
como lazer.
Ler á atribuir significado ao texto.É preciso colocar o aluo em contato com diferentes
tipos de texto, em situações reais de leitura, nas quais ele lê em função de uma necessidade,
de um objetivo.
A escrita precisa ser trabalhada com a mesma finalidade que ela tem na sociedade: para
comunicar, documentar, instruir, entreter, informar, etc.
Para isso é preciso propiciar momentos significativos não só de leitura como também de
escrita. Mesmo os alunos que ainda não sabem escrever direito devem ser incentivados a
escrever pois só se aprende a escrever, escrevendo e só se aprende ler, lendo.
3-METAS
_ Proceder a sondagem de nível de dificuldades de aprendizagem em todos os alunos da
escola ( alunos das séries determinadas pela direção que ficarão sob minha
responsabilidade)
_ Fazer para o professor a devolutiva do teste aplicado nos alunos;
_ Planejar , juntamente com o professor (em seu horário de hora atividade) ações de
intervenção pedagógica que visam dissipar as dificuldades detectadas nos testes;
_ Orientar a família no procedimento indicado para dar continuidade em casa das atividades
desenvolvidas na escola;
_ Promover um concurso de redação inter-classes , visando com isso estimular a motivação
do aluno para o habito da leitura e da escrita; ( Projeto em anexo )
_ Estabelecer um local para a exposição do JORNAL MURAL que deverá ser trocado
mensalmente, mas atualizado semanalmente pelas crianças ( Projeto em anexo )
_ Orientar, conferir e acompanhar os planejamentos dos professores quanto a sua execução,
intervindo pedagogicamente sempre que necessário se fizer, com a previa corroboração do
professor:
_ Corroborar com a Direção Colegiada sempre que solicitada for;
_ Atender ao chamamento dos alunos , sempre que se fizer necessário o ATENDIMENTO
INDIVIDUALIZADO;
_ Manter a Direção informada do trabalho desenvolvido pela Coordenação Pedagógica
(dificuldades e sucessos );
_ Promover Atividades extra-classe ( palestras, encontros, fóruns...) que venham adir ao
conhecimento dos alunos e professores;
_ Sugerir aos professores ,atividades complementares que venham de encontro às
atividades e assuntos desenvolvidos em salas de aula ;
_ Encaminhar à Direção colegiada comunicações, solicitações, sugestões, dificuldades e
sucessos das atividades desenvolvidas pelos professores e alunos;
_ Fornecer para a Secretaria da Escola todo material por ela solicitado para a regularização
da vida escolar do aluno e desempenho burocrático da mesma;
_ Trabalhar em equipe com as demais coordenadoras :
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