CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS LEITORES
Pré- leitor – Primeira infância ( 15 meses aos 03 anos)
A
criança inicia o conhecimento da realidade que a rodeia, estimulada
pelos contatos afetivos. É a chamada fase da “invenção da mão” , com o
impulso básico de pegar tudo que estiver ao alcance. É o momento que
conquista a própria linguagem e nomeia o que está à sua volta.
Segunda Infância ( a partir dos 3 anos )
– É a fase em que começam a predominar os valores vitais, referentes à
saúde, e sensoriais, especialmente quanto à afetividade. É um período
egocêntrico e de interesses pelos jogos e brincadeiras. Há impulso
crescente de adaptação ao meio físico e novas formas de comunicação
verbal.
Dos 6 aos 7 anos –
Vivência da leitura com reconhecimento dos signos do alfabeto e das
sílabas. É o início da racionalização da realidade, com maior
socialização nos grupos da escola e da comunidade.
Dos 8 aos 9 anos –
Domínio do mecanismo de leitura de textos, com maior interesse pelo
conhecimento de coisas novas. Há maior atração pelos desafios da vida ,
com questionamentos sobre a natureza. A presença do adulto ainda é
importante para motivar a leitura.
Dos 10 aos 11 anos – Fase
da consolidação do mecanismo da leitura e da compreensão do mundo
expressa no livro. A leitura estimula a reflexão, com maior capacidade
de concentração e engajamento na experiência narrada.
Dos 12 aos 13 anos
– Há total domínio da leitura, com capacidade de reflexão em maior
profundidade. É a fase de desenvolvimento do pensamento reflexivo e
crítico, com agilidade da escrita criativa. A ânsia de viver funde-se
com a ânsia do saber pela auto-realização. O/a adolescente abre-se para o
mundo e entra em relação próxima com o outro. É época de transformação,
de contato maior com o mundo, levando a muitos questionamentos e
posições radicais. A leitura permite uma identificação com o mundo o
encontro com realidades diversas mas convergentes que poderão levar à
afirmação como pessoa cidadã.
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