quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

SEJAM MUITO BEM-VINDOS!


SEJAM MUITO BEM-VINDOS!

Mais um ano se inicia e, com ele, renova-se o desejo de que nossas crianças alcancem o sucesso desejado pela família e também pela escola.
Estamos apostando novamente na parceria entre a família e a escola para que este objetivo em comum se concretize novamente este ano.
Acreditamos no sucesso da relação participativa e democrática. Nela não existe uma relação de subordinação de nenhuma espécie entre educadores familiares e educadores escolares. Pais, professores e direção da escola são vistos como partes interessadas no sucesso escolar dos alunos e dos filhos e, para isto, devem atuar, não de forma paralela, cada um por si, nem de forma antagônica, se opondo uns aos outros, mas de forma convergente e complementar, isso é, cooperando ativamente para o atingimento de objetivos comuns.
Este é um tipo de relação que requer um verdadeiro e profundo compromisso ético-político por parte dos educadores com o desenvolvimento pessoal e social das pessoas e com o amadurecimento das relações democráticas no interior da instituição escolar e desta com o seu entorno.Solidariedade, humildade, determinação, coesão em torno de objetivos comuns e constância de propósitos na perseguição destes objetivos são ingredientes indispensáveis para a construção de uma relação participativa e verdadeiramente democrática entre a escola e as famílias de nossos alunos.
Nosso trabalho tem sido voltado para que esta relação se solidifique mais e mais, a cada ano. Contamos com o empenho e com a participação de todos vocês.
Plano de aula é um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, para que fazer.

Na sua elaboração alguns pontos são muito importantes como:
• Os objetivos a serem alcançados com as aulas que serão ministradas;
Conteúdo que será ministrado em cada aula, o qual deve seguir uma linha cronológica do processo de aprendizagem;
• Os procedimentos utilizados para aprendizagem dos alunos;
• Os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos;
• E, por último, as metodologias de avaliação, ou seja, as técnicas avaliativas que o professor utilizará para avaliar o aprendizado do educando.

Exemplo de Plano de aula:

PLANO DE AULA (para o 1º dia de aula)
Data:
Professor(a):
Ano:

OBJETIVOS:
O aluno será capaz de:
· Sentir-se acolhido e bem-vindo ao ambiente escolar
· Conhecer e interagir-se com seus colegas e o(a) professor(a)
· Conhecer os espaços físicos da escola

CONTEÚDOS:
· Apresentação da professora e dos alunos
· Dinâmica do nome
· Crachás com nomes
· Brincadeira de roda

PROCEDIMENTOS:
· Ler ou dizer uma mensagem de boas-vindas aos alunos.
· Apresentação de todos os alunos e do(a) professor(a).
· Distribuir os crachás com nomes ou cada aluno confecciona o seu crachá.
· Propor a dinâmica de grupo: Em círculo os participantes vão um a um ao centro da roda falam seu nome juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
· Visita as dependências da escola
· Atividade: brincadeira de roda
· Distribuição de cartão de boas-vindas ou de lembrancinha.

RECURSOS:
· cartaz de boas-vindas
· crachás
· cartões ou lembrancinhas

AVALIAÇÃO:
Observação e registro do professor quanto à adaptação ao ambiente escolar e participação dos alunos nas atividades.