Atividades de Intervenção Psicopedagógica
Os
recursos utilizados para as intervenções psicopedagógicas são diversos:
dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos, projetos...
Abaixo,
algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas a fim de
trabalhar objetivos diversos como: criatividade, atenção, reflexão,
paciência, persistência, ritmo, lateralidade e muitos outros.
1. Palavra Escondida = Essa atividade desenvolve a capacidade de fazer relações, a criatividade, a reflexão, entre outras.
É
uma técnica que consiste em descobrir a palavra escrita de forma
disfarçada. Para isso pode ser preciso acrescentar ou retirar sílabas
dessa palavra, relacionar a algum desenho, entre outras formas de
disfarce.
2. Castelo de Cartas = Essa é uma técnica que trabalha paciência, persistência, determinação, etc.
Consiste
em construir um castelo de cartas e, a cada vez que o castelo cair,
começar novamente, deixando claro ao paciente as qualidades necessárias a
essa e também outras atividades na vida: paciência, persistência, etc.
3. Projetos
= Um projeto trabalha com questões como planejamento, paciência,
espera, registro, pesquisa além de ajudar na auto estima e autonomia,
pois o paciente ou aluno verá que é capaz de planejar e construir algo,
de ser autor.
4. Jogo ‘Sim, sim, não, não’
= É um jogo que trabalha a atenção e a rapidez no raciocínio além de
questões como os opostos, o dobro, masculino e feminino, etc.
A
técnica é a seguinte: quando diz-se ‘não’ ele diz ‘sim.’ Por exemplo:
Sim, sim, sim (terapeuta/professora) o paciente ou aluno diz: não, não,
não. Respondendo sempre ao contrário. Após pode-se colocar outras
palavras como: magro/gordo, alto/baixo.
5. Aeróbica Cerebral
= É uma técnica que ajuda a desenvolver e aprimorar questões como
coordenação motora, ritmo, conhecimento do nome das letras, atenção,
direita/esquerda, raciocínio lógico, rapidez, entre outras.
Essa
é uma técnica que consiste em: entregar uma folha constando o alfabeto
em letras maiúsculas e abaixo de cada letra maiúscula, existe a letra
“d”(significa levantar o braço direito) a letra “e”( levantar o braço
esquerdo) e a letra “j”( levantar os dois braços) colocadas de forma
alternada em todas as letras do alfabeto. O desafio é a criança falar em
voz alta a ordem alfabética e realizar o movimento que determina a
letra minúscula. Ex: quando ele diz A, se abaixo desta letra tiver a
letra minúscula “d”, significa que a criança tem que levantar o braço
direito, e assim com as demais letras até o fim do alfabeto. Cada vez
que ele errar, volta ao início do exercício.
6. Escravos de Jó = Essa é uma atividade que desenvolve a coordenação motora e o ritmo, entre outros.
Nessa atividade a criança, juntamente com a profissional que a atende, deve cantar a música escravos de Jó enquanto faz movimentos ritmados de passar um objeto para direita ou para a esquerda
7. Transformando operações matemáticas em desenho
= É uma atividade que trabalha questões matemáticas como soma, adição,
multiplicação, divisão, e de direção, atenção, paciência, observação,
coordenação motora e viso-motora.
Essa
técnica consiste em entregar à criança uma folha contendo operações
matemáticas. Os resultados dessas questões, se dispostos no lugar
adequado, formarão um desenho.
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