As crianças com TDAH, em especial os meninos, são agitadas ou inquietas.
Freqüentemente têm apelido de "bicho carpinteiro" ou coisa parecida. Na
idade pré-escolar, estas crianças mostram-se agitadas, movendo-se sem
parar pelo ambiente, mexendo em vários objetos como se estivessem
“ligadas” por um motor. Mexem pés e mãos, não param quietas na cadeira,
falam muito e constantemente pedem para sair de sala ou da mesa de
jantar.
Elas têm dificuldades para manter atenção em atividades muito longas,
repetitivas ou que não lhes sejam interessantes. Elas são facilmente
distraídas por estímulos do ambiente externo, mas também se distraem com
pensamentos "internos", isto é, vivem "voando". Nas provas, são
visíveis os erros por distração (erram sinais, vírgulas, acentos, etc.).
Como a atenção é imprescindível para o bom funcionamento da memória,
elas em geral são tidas como "esquecidas": esquecem recados ou material
escolar, aquilo que estudaram na véspera da prova, etc. (o
"esquecimento" é uma das principais queixas dos pais).
Quando elas se dedicam a fazer algo estimulante ou do seu interesse,
conseguem permanecer mais tranqüilas. Isto ocorre porque os centros de
prazer no cérebro são ativados e conseguem dar um "reforço" no centro da
atenção que é ligado a ele, passando a funcionar em níveis normais. O
fato de uma criança conseguir ficar concentrada em alguma atividade não
exclui o diagnóstico de TDAH. É claro que não fazemos coisas
interessantes ou estimulantes desde a hora que acordamos até a hora em
que vamos dormir: os portadores de TDAH vão ter muitas dificuldades em
manter a atenção em um monte de coisas.
Elas também tendem a ser impulsivas (não esperam a vez, não lêem a
pergunta até o final e já respondem, interrompem os outros, agem antes
de pensar). Freqüentemente também apresentam dificuldades em se
organizar e planejar aquilo que querem ou precisam fazer.
Seu desempenho sempre parece inferior ao esperado para a sua capacidade
intelectual. O TDAH não se associa necessariamente a dificuldades na
vida escolar, embora esta seja uma queixa freqüente de pais e
professores. É mais comum que os problemas na escola sejam de
comportamento que de rendimento (notas).
Um aspecto importante: as meninas têm menos sintomas de
hiperatividade-impulsividade que os meninos (embora sejam igualmente
desatentas), o que fez com que se acreditasse que o TDAH só ocorresse no
sexo masculino. Como as meninas não incomodam tanto, eram menos
encaminhadas para diagnóstico e tratamento médicos.
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