quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dicas para o professor lidar com hiperativos:

1- Evite colocar alunos nos cantos da sala. 2- Eles devem ficar nas primeiras carteiras, de preferência perto do professor. 3- Afaste-as de, portas e janelas para evitar que se distraiam com outros estímulos. 4- Deixe-as perto de fontes de luz para que possam enxergar bem 5- Não fale de costas, mantenha sempre o contato visual. 6- Faça com que a rotina na classe seja, clara e previsível, crianças com TDAH têm dificuldade de se ajustar a mudanças de rotina. 7- Intercale atividades de alto e baixo interesse durante o dia, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período. 8- Repita ordens e instruções, faça frases curtas e peça ao aluno para repeti-las, certificando-se de que ele entendeu. 9- Procure dar supervisão adicional aproveitando intervalo entre as aulas. 10- Permita movimento na sala de aula. Peça à criança para buscar materiais, apagar o quadro recolher trabalhos. Assim ela pode sair da sala quando estiver mais agitada, e recuperar o autocontrole. 11- Esteja sempre em contato com os pais: anote no caderno do aluno as tarefas escolares, mande bilhetes diários ou semanais e peça aos responsáveis que leiam as anotações. 12- O aluno deve ter reforços positivos quando for bem sucedido. Isso ajuda a elevar sua auto-estima. Procure elogiar e incentivar sempre que for possível. 13- Proporcionar trabalho de aprendizagem em grupos pequenos. Grande parte das crianças com TDAH consegue melhores resultados acadêmicos, comportamentais e sociais quando no meio de grupos pequenos. 14- Ir devagar no trabalho. Doze tarefas de 5 minutos cada uma traz melhores resultados do que duas tarefas de meia hora. 15- Mudar o ritmo ou o tipo de tarefa com freqüência. 16- Favorecer oportunidades para movimentos, monitoramentos. 17- Colocar limites claros e objetivos. 18- Assegurar que as instruções sejam claras. 19- Evitar segregar, rádio som. Fazer do canto um lugar de recompensa par atividades bem feitas em vez de um lugar de castigo. 20- estabelecer intervalos, recompensa por esforço feito. Isso ajuda a aumentar o tempo da atenção concentrada e o controle da impulsividade através de um processo gradual de treinamento. 21- Preparar com antecedência a criança para as novas situações. 22- reconhecer os limites da sua tolerância e modificar o programa da criança com TDAH até o ponto de se sentir confortá

Nenhum comentário:

Postar um comentário