Receita de Alfabetização
Ingredientes:
1 criança de 6 anos
1 uniforme escolar
1 sala de aula decorada
1 cartilha
Preparo:
Pegue
1 criança de 6 anos, limpe bem, lave e enxágüe com cuidado. Enfie a
criança dentro do uniforme e coloque-a sentadinha na sala de aula
(decorada com motivos infantis). Nas oito primeiras semanas, sirva como
alimentação exercícios de prontidão. Na nona semana, ponha a cartilha
nas mãos da criança.
Atenção; tome cuidado para que ela não se contamine com o contato de livros, jornais, revistas e outros materiais impressos.
Abra
bem a boca da criança e faça com que ela engula as vogais. Depois de
digeridas as vogais, mande-a mastigar uma a uma as palavras da cartilha.
Cada palavra deve ser mastigada no mínimo sessenta vezes. Se houver
dificuldade para engolir, separe as palavras em pedacinhos.
Mantenha
a criança em banho-maria durante quatro meses, fazendo exercícios de
cópia. Em seguida, faça com que a criança engula algumas frases
inteiras. Mexa com cuidado para não embolar.
Ao
fim do oitavo mês, espete a criança com um palito, ou melhor, aplique
uma prova de leitura e verifique se ela devolve pelo menos 70% das
palavras e frases engolidas.
Se isso acontecer considere a criança alfabetizada. Enrole-a num bonito papel de presente e despache-a para a série seguinte.
Se
isso não acontecer se a criança não devolver o que lhe foi dado para
engolir, recomece a receita desde o início, isto é, volte aos exercícios
de prontidão. Repita a receita quantas vezes for necessário. Se não der
resultado, ao fim de três anos enrole a criança em um papel pardo e
coloque um rótulo: aluno repetente.
Alfabetização sem Receita
Pegue
uma criança de seis anos mais ou menos, no estado em que estiver, suja
ou limpa, e coloque-a numa sala de aula onde existam muitas coisas
escritas para olhar, manusear e examinar.
Sirva
jornais velhos, revistas, embalagens, anúncios publicitários, latas de
óleo vazias, caixas de sabão, sacolas de supermercado, enfim, tudo o que
estiver entulhando os armários de sua casa ou escola e que tenha coisas
escritas.
Convide a criança para brincar e ler, adivinhando o que está escrito. Você vai descobrir que ela sabe muita coisa!
Converse
com a criança, troque idéias sobre quem são vocês e as coisas que
gostam ou não. Depois escreva no quadro algumas coisas que forem ditas e
leia para ela.
Peça
à criança que olhe as coisas escritas que existem por aí, nas ruas, nas
lojas, na televisão. Escreva algumas dessas coisas no quadro.
Deixe
a criança cortar letras, palavras e frases dos jornais velhos. Não
esqueça de pedir para que ela limpe a sala depois, explicando que assim a
escola fica limpa.
Todos
os dias leia em voz alta alguma coisa interessante: historinhas,
poesia, notícia de jornal, anedota, letra de música, adivinhação,
convite, mostre numa nota fiscal algo que você comprou, procure um nome
na lista telefônica. Mostre também algumas coisas escritas que talvez a
criança não conheça: dicionário, telegrama, carta, livro de receitas.
Desafie
a criança a pensar sobre a escrita e pense você também. Quando a
criança estiver tentando escrever, deixe-a perguntar ou ajudar o colega.
Aceite a escrita da criança. Não se apavore se a criança estiver
comendo letras. Até hoje não houve caso de indigestão alfabética.
Invente
sua própria cartilha, selecione palavras, frases e textos interessantes
e que tenham a ver com a realidade da criança. Use sua capacidade de
observação, sua experiência e sua imaginação para ensinar a ler. Leia e
estude sempre e muito.
Encontrei
esse texto e AMEI!! Não sei de quem é a autoria, mas com certeza
conseguiu expressar o sentimento e as certezas de muitas
professoras!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário