12 Maneiras de Transformar o Seu Aluno em Fã
12 MANEIRAS DE TRANSFORMAR O SEU ALUNO EM FÃ
Manter um aluno por dois, três anos é relativamente fácil, com as dificuldades de se mudar de escola: o estudante tem de adaptar-se a um currículo totalmente novo, novas regras, etc.
O problema é que essa tática não garante que os parentes daquele aluno se matriculem ali. E tratando-se de ensino superior, vai frustrar o aluno, que não se sentirá preparado para sua profissão, e também não vai indicar a nenhum amigo ou conhecido a essa instituição.
Um dos grandes desafios das escolas hoje é tornar seus alunos fãs, para que eles permaneçam na instituição e tragam novos estudantes. Veja algumas dicas:
1.Seja fonte de novas idéias: todos seus alunos estão preocupados, em graus diferentes, com o futuro, com a maneira pela qual o mundo funciona. Apóie seus alunos nesse sentido, dando-lhes informações sobre o cotidiano que não estão no currículo. A escola também pode realizar palestras e bate-papos com profissionais de sucesso, futurólogos, economistas, etc.
Manter um aluno por dois, três anos é relativamente fácil, com as dificuldades de se mudar de escola: o estudante tem de adaptar-se a um currículo totalmente novo, novas regras, etc.
O problema é que essa tática não garante que os parentes daquele aluno se matriculem ali. E tratando-se de ensino superior, vai frustrar o aluno, que não se sentirá preparado para sua profissão, e também não vai indicar a nenhum amigo ou conhecido a essa instituição.
Um dos grandes desafios das escolas hoje é tornar seus alunos fãs, para que eles permaneçam na instituição e tragam novos estudantes. Veja algumas dicas:
1.Seja fonte de novas idéias: todos seus alunos estão preocupados, em graus diferentes, com o futuro, com a maneira pela qual o mundo funciona. Apóie seus alunos nesse sentido, dando-lhes informações sobre o cotidiano que não estão no currículo. A escola também pode realizar palestras e bate-papos com profissionais de sucesso, futurólogos, economistas, etc.
2.Demonstre que você tem o conhecimento: o conhecimento que seus alunos esperam, muitas vezes, não é aquele que o professor passa na sala de aula. Que tal fornecer-lhes instruções básicas de economia, marketing pessoal e outros assuntos necessários para sobreviver lá fora? Desenvolva rápidos livrinhos sobre esses temas e distribua a seus alunos.
3.Transmita a imagem correta: se você quer que sua instituição de ensino seja reconhecida como a melhor da região, então faça com que tudo à sua volta reforce essa imagem. Não é necessário contratar um decorador e cobrir seu escritório com tapetes e quadros caros,
4.Conheça o
aluno: não assuma que você entende os anseios e as necessidades de todos
os alunos. Cada bairro da cidade, cada classe social produz pessoas
es.com necessidades e visões diferentes. Dentro de cada bairro, cada
família possui suas peculiariedades. E dentro de cada família, cada
pessoa tem seu modo único de pensar. Muitos colégios erram ao se apoiar
em estudos referentes ao "aluno brasileiro médio". Ora, trabalhar com a
média vai fazer, no máximo, que você crie uma escola igual às outras.
Gaste algum tempo entendendo a comunidade que você quer atingir.
5.Demonstre que você está aprendendo constantemente: esse é um componente chave para garantir o relacionamento escola-aluno. Para que um estudante sinta-se confortável com o passar do tempo, você deve mostrar que está constantemente aprendendo, tornando-se mais atual, útil e competente. Ficar estagnado é fatal para qualquer instituição.
6.Comunique-se claramente: manter um entendimento claro e cristalino com seus alunos é mais importante do que nunca. Cuidado com aquelas circulares cheias de termos técnicos. Algumas são escritas de uma maneira que só confunde os alunos e pais. Esqueça, portanto, as "atividades de campo interativas para observação da variedade da fauna nacional no Bosque e Jardim Botânico Municipal Memorial Etelvina Montes Farberbara.". Escreva "visita ao Jardim Botânico".
7.Seja
acessível: mantenha suas portas abertas, esteja sempre pronto para falar
com seus alunos. A grande maioria não abusa dessa facilidade de acesso,
embora eles se sintam mais seguros ao saber que podem contatá-lo sempre
que precisarem. Diminua a burocracia entre a direção e os alunos.
8.Ouça: deixe o aluno falar e você vai acabar descobrindo exatamente o que ele deseja para que suas aulas e sua escola sejam ainda melhores. Somente quando você tem uma imagem bem clara dos motivos e preocupações dos estudantes é que você pode montar uma escola específica para aquela realidade. Abuse de caixas de su
9.Pense como o
estudante: foque no que agradou a você como aluno, quando você sentava
do outro lado da sala, bem como as coisas que fizeram você trocar de
escola ou faculdade. Assegure-se de praticar a primeira parte, e evitar a
segunda. E resista à tendência comum de achar que o que é bom para a
sua escola é automaticamente bom para os alunos. Não é, mas o inverso é
verdadeiro: o que é bom para seus alunos, no final das contas, vai ser
bom para sua instituição. Pense nessas leis sempre que for aprovar algo
para sua instituição. Aquela nova ação vai tornar o estudo melhor, mais
fácil ou agradável?
10.Nunca
decida o que um aluno quer: os estudantes querem conselhos, dicas,
sugestões e não conclusões o tempo todo. Então ofereça opções e
alternativas. Ensine-os a pensar e analisar. Existe um espaço para
verdades absolutas na escola (2 + 2 =4), mas ele não deve ser dominante
no relacionamento com os alunos. Trabalhe para criar um cenário que
permita ao aluno decidir, apontando aspectos positivos e negativos de
algumas situações. Você estará desenvolvendo características que serão
muito úteis para eles mais tarde.
11.Torne-se paranóico: Andy Grove, presidente da companhia de peças de computador Intel, sugere que seu sucesso é resultado direto de sua paranóia. É a paranóia que o mantém engajado, atento e fazendo perguntas.
12.Se você não
pode ajudar o aluno, seja honesto: a prova do profissionalismo é dizer
não. Não existe maneira de uma escola (ou professor) ser capaz de fazer
mentindo.
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